sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Palavra da Diretora: Regina Lucia Corrêa Miranzi

Escola Municipal Norma Sueli Borges – “Cidadania Plena”

Palavra da Diretora: Regina Lucia Corrêa Miranzi

Conhecendo a Escola Municipal Norma Sueli Borges.

A Escola foi criada pelo Decreto nº 3866 de 22/03/1987, para atender apenas a Educação Infantil. Seu primeiro nome era Escola B A B Á, situada na antiga Vila do Pássaro Preto. Hoje sua situação geográfica fica entre os Bairros Planalto e Cidade Ozanan.
Na época de sua criação, era Prefeito de Uberaba o Dr. Wagner do Nascimento (já falecido) e o Secretário de Educação era o Professor José Tomás da Silva Sobrinho.
As condições do bairro, na época de sua criação, eram bastante precárias. A comunidade sofria com a falta de Saneamento Básico, Energia Elétrica, Transporte Urbano, Casas Comerciais, entre outros. Eram tempos difíceis para todos os moradores.
Inicialmente, a Escola funcionou na Capela São Vicente de Paula, situada à Rua Principal nº 40, atendendo 60 (sessenta) alunos matriculados.
Em 19 de dezembro de 1991, a Escola inaugura suas novas instalações, na mesma rua, hoje com o nome de Rua Ana da Silva Campos, nº 35. Era Prefeito, o Dr. Hugo Rodrigues da Cunha e Secretário de Educação, o Professor João Batista.
Mais tarde, recebe o nome de Escola Municipal Norma Sueli Borges, em homenagem à dedicada professora que atuou na área de Ciências Biológicas, em várias escolas da Rede Estadual e Particular de  Uberaba.
Hoje, está com as instalações ampliadas, funcionando em três turnos, atendendo         as seguintes modalidades, conforme números retirados do Censo 2011:  Educação Infantil (alunos de 04 e 05 anos) – 98 alunos; Ciclo Inicial de Alfabetização (alunos de 06 a 08 anos) – 157 alunos; Ciclo Complementar (alunos de 09 a 10 anos) – 81 alunos; Seriação (alunos de 5ª a 8ª série – alunos de 11 a 14 anos) – 115 alunos; Modalidade Educação de Jovens e Adultos ( EJA) – alunos a partir de 15 anos completos – 73 alunos; Modalidade de Tempo Integral ( crianças de 04 a 08 anos) no contraturno – 98 alunos.
O número total de alunos na escola, nesse ano é de 622, até o mês de julho/2011.
A Escola funciona nos três turnos, desenvolvendo seu Projeto Político Pedagógico, além de vários outros Projetos e Programas do Governo Federal e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Uberaba, tais como: Projeto Infraero Social, Programa do Governo Federal Mais Educação para os alunos do Tempo Integral, Programa UCA – Um Computador por Aluno - Governo Federal, Projeto Formação Continuada em Serviço desenvolvido na própria Unidade, PDE Escola (Plano de Desenvolvimento da Educação) destinado à formação de Gestores, Programa Algar Educa destinado ao Tempo Integral, Programa de Saúde associado às Unidades Básicas de Saúde e Atendimento aos bairros, Programa do Positivo – Mesas Pedagógicas para alfabetização dos alunos, Programa do Governo Federal – Laboratório de Informática para todos os alunos, Projeto Biblioteca para incentivo à leitura e letramento, para todos os alunos, além de outros que a escola participa no decorrer do ano letivo.

Desde sua inauguração, até a data atual, passaram pela escola, as seguintes Diretoras:
  • Professora Maria José de Castro – de março de 1987 a dezembro de 1999;
  • Professora Sônia Beatriz Marques – de janeiro a dezembro de 2000;
  • Professora Sueli Carvalho Leão – de janeiro de 2001 a dezembro de 2003;
  • Professora Vânia Aparecida de Oliveira – de 15/12/2003 a dezembro de 2004;
  • Regina Lucia Corrêa Miranzi – de janeiro de 2005 até a presente data.
(Fonte: Registros do Arquivo da Escola).

Um comentário: